No início do ano, os pais entram numa verdadeira correria para dar conta de tudo para a volta às aulas dos filhos. Mas além da maratona de materiais escolares também é necessário se atentar a um fator de extrema importância: a saúde dos olhos. Principalmente em tempos onde os pequenos vivem mergulhados no universo digital onde tablets, computadores e smartphones são a grande sensação, a oftalmologista Ana Luísa Aleixo, alerta para a importância de cuidados constantes com a visão.
Uma das principais questões que os pais devem observar é quanto a importância de exames anuais para se ter certeza de que está tudo sob controle. “A visão é um processo que depende da interação do olho e do cérebro. O desenvolvimento das conexões entre os dois órgãos só tem seu desenvolvimento completo em torno de 7 anos de idade. Portanto, se houver uma diferença de grau significativa entre os dois olhos ou ainda, se houver algum desvio ocular, a visão pode não se desenvolver completamente. Essa situação é denominada de ambliopia ou olho preguiçoso e só é reversível antes dos 7 anos com a prescrição de óculos e eventualmente de oclusão”, explica Dra. Ana.
Os benefícios nos casos em que são identificados precocemente problemas visuais são enormes. Crianças que tenham problemas de aprendizagem ou deficit de atenção podem evoluir muito com a verificação da visão e prescrição dos óculos. Segundo a Dra. Ana, o desempenho escolar pode ser diretamente influenciado por uma baixa de visão, pois frequentemente é constatada uma melhora acentuada das notas do paciente após a prescrição do grau necessário.
Na adolescência, costuma ser comum o surgimento de miopia, que é relacionada ao estirão do crescimento. Baixos graus podem dificultar muito o desenvolvimento escolar pela diminuição da visão para longe, de modo que é fundamental que o exame seja anual também nessa fase da vida.
Dra. Ana ressalta também a importância das atividades em ambiente externo e da restrição do tempo de uso de telas para evitar o aumento da miopia em crianças e adolescentes para manutenção de uma boa saúde ocular.
Alguns sinais para identificar baixa visão na infância
Se a criança:
– aproxima do rosto brinquedos ou livros;
– queixa-se de dor de cabeça;
– franze a testa ou faz careta para enxergar;
– tem baixo rendimento escolar;
– demonstra desinteresse pelas aulas ou atividade física;
– é excessivamente tímida.
Observando algum desses sinais, marque uma consulta com o oftalmologista!